domingo, 28 de setembro de 2014

Feminismo ainda é importante?

Sim.
Sei que todos devem estar enfezados de ouvir essa palavra ao longo desse ano, mas é que ninguém, muito menos eu ou você, esperava que isso tomaria grandes proporções.
Muitos dizem que estamos vivendo no colapso da mudança socio-cultural, mas eu não consigo ver isso de forma tão expressiva.
De fato, a mulher brasileira conquistou um grande espaço dentro da sociedade, mas e a mulher em geral? E a mulher do Afeganistão? E a mulher da Coreia do Norte?

Nesses países, a prática do estupro é considerada normal e, apesar de muita gente querer colocar na minha cabeça que isso é uma questão cultural deles e devemos respeitar, eu não consigo engolir isso de maneira alguma.

É triste ver que em países como o nosso, as mulheres podem ir a rua, lutar pelos seus direitos, assumirem cargos importantes e em países como esses, se alguma delas forem estupradas, correm risco de serem acusadas de adultério e serem condenadas a morte. Tanto que, o máximo de um cargo "alto" que uma moça norte coreana pode assumir é a de guarda de trânsito.

Feminismo foi, é e sempre será importante. Falo isso pois, há uns 18 anos atrás, ser mãe solteira era algo totalmente inaceitável pela sociedade e por um setor religioso que deveria ser a favor das mães. Falo isso por que até hoje, uma enfermeira, por exemplo, ganha menos que um enfermeiro. Falo isso por que até hoje nossa sociedade é cheia de um machismo hipócrita, onde um cara pode ficar com várias e ser apenas o "pegador" e onde uma moça que fica com vários é considerada a "maior vadia da cidade".

"Feminista - Pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário