sábado, 22 de março de 2014

Igualdade

Meu maior medo ao escrever esse post era: Ser incoerente. O fato é que eu sou obcecado por ter duas opiniões (ou mais, se acostumem) sobre determinado assunto, mas acho que consegui ser "coerente". Então nada melhor do que começar falando sobre algo que "está tomando" as redes sociais (facebook) e que daqui alguns dias ninguém mais se lembrará.
Primeiramente, é preciso dizer que sou obcecado, também, pela igualdade. Seja o que for, racial, econômica, social (prevejo gente me chamando de comunista), sexual... Para mim igualdade é essencial. Digo isso pois convivo (quem não?!) com a desigualdade. Então, se necessário, serei feminista. Mas nunca machista.
Indo ao ponto (finalmente), falo sobre a matéria publicada no G1 (Clica aqui), no dia 20 desse mês. Resumindo, é apenas mais uma daquelas matérias bobas e de "entretenimento" sobre um tal segurança de metrô na cidade de São Paulo, que virou febre por ser, de acordo com a repórter, "gato".
O que me revoltou não foi isso, claro.


Vi essa imagem no facebook de um perfil de um cidadão comum. Certo, a imagem não me revoltou, mas sim os comentários sobre as moças em destaque:

"Mulher não presta pra nada";
"Para as mulheres, existem apenas 2 tipos de homens: o bonito e o rico... Se você não se enquadra nos 2 ou em um dos tipos citados acima, então contente-se em ficar sozinho o resto da sua vida... É triste mas é a realidade...";
"Lógica feminina: Homem feio encoxando = doente mental, maníaco, estuprador. Homem bonito encoxando = cara de pegada, que sabe flertar, homem de verdade.".

São comentários machistas como esses que me revoltam. Não acho que elas estejam erradas em querer que ele as "estupre" ou "passe a mão".
Acredito que as mulheres, assim como os homens, tem seus próprios desejos sexuais e fetiches. Isso é fato. Acredito, também,que se o homem "encoxa" determinada (qualquer uma que tenha bunda grande) mulher no metrô ou no ônibus, a mulher também tem direito de escolher quem a "encoxa" ou não, seja ele feio,bonito ou até mesmo outra mulher.
Infelizmente, nesse nosso país, que por sinal anda pouco evoluído no termo igualdade, a mulher ainda é julgada, por uma boa parte da sociedade, por seus atos, que se assemelham aos dos homens.

Prova disso foi um debate feito na minha sala sobre a relação MaridoXEsposa. Por incrível que pareça, muitas meninas comentaram que a esposa deve ser submissa ao seu marido. Eu pedi pra sair da sala,claro.
Infelizmente é isso que acontece, o homem submete a mulher à julgamentos e regras repugnantes, enquanto não há relação alguma de respeito mútuo.

É aquela coisa do "Um menino que fica com três garotas é o 'pegador'; já a menina que fica com três garotos é a 'puta'."

3 comentários:

  1. Belo texto. Você escreve bem, continue. :)

    ResponderExcluir
  2. Você soube se expressar muito bem sobre um assunto que por vezes é difícil de se discutir.Concordo com você em gênero e grau.Parabéns! (:

    ResponderExcluir